Algum tempo atrás escrevi uma matéria sobre um tema que me persegue, tema este no qual as pessoas desconhecem o termo e não entendem o motivo das minhas constantes tomadas de sol.
Quero aproveitar este post para me auto conscientizar e alertar os demais sobre o assunto.
Estou falando da Tanorexia.
Não fui atestado com a síndrome por um médico, mas se for se aprofundar vai dar nisso com certeza. Entendam melhor...
Tudo começa pelo desejo da pele bronzeada no verão, na primavera, no outono e no inverno. Com a idéia de aparentar mais saudável, badalado e descolado. Sem pensar em até que ponto pode-se chegar para obter a cor desejada.
Eu há alguns fim de semanas atrás |
Cristiano Ronaldo, é visto constantemente ultra bronzeado |
Essa obsessão por manter-se sempre bronzeado ultrapassa os limites naturais do estar bem consigo mesmo, e passam a ser tratados como uma síndrome psíquica, a tal da Tanorexia (tema do post), a palavra deriva do verbo inglês “to tan” (bronzear) e faz parte do mesmo motor propulsor da conhecida Anorexia, da mesma forma que os anoréxicos não se enxergam magros, os tanoréxicos não se enxergam bronzeados suficientes, tem uma imagem distorcida de si mesmo e buscam o inatingível, são dependentes do sol ou dos métodos citados acima.
Segundo especialistas, o sol deve ser evitado entre as 10h da manhã ás 16h da tarde, depois desses horários com o uso do protetor solar indicado para sua pele, a busca pelo bronzeado perfeito fica menos agressiva a saúde. Não se pode esquecer que o sol excessivo causa envelhecimento precoce da pele, e aumentam as chances de um possível câncer de pele.
A explicação pela busca incessante da cor do verão é que o sol libera endorfina, substância que causa sensação de bem estar, por isso as pessoas ficam viciadas em tomar sol, e quando não tem tempo para o sol, buscam este prazer artificialmente.
Entre os famosos adeptos por substancias artificiais de bronzeamento e supostamente sofrem da síndrome da tanorexia estão: Donatella Versace, Valentino, Cristiano Ronaldo, Lindsay Lohan e Paris Hilton.
Mas mesmo com todo o perigo, confesso ser muito refém do sol, o inverno é uma delicia, mas morro de saudades das minhas sessões de bronzeamento.
Se não conseguimos evitar, precisamos tomar extremo cuidado com a pele, hidratando muito e protegendo durante o sol. Espero que este post sirva de alerta para vocês, homens e mulheres que amam o sol assim como eu.
Parabens pelo tema, muito esclarecedor.
ResponderExcluirNunca tinha ouvido este nome, muito interessante! Adorei...
ResponderExcluirNossa que coisa, é um vicio mesmo, eu adoro, vou me cuidar mais antes de ficar igual o Valentino kkkk
ResponderExcluir